Legend Online , o mundo virtual que a maioria dos pais simplesmente não entende como funciona, é oficialmente o jogo de maior audiência de todos os tempos no YouTube.
Segundo o portal de vídeos, o game, ganhou o titulo de melhor jogo online , Isso vai de encontro a pesquisas anteriores feita por empresas , onde o jogo conta com 10 milhões de usuários globais.
Nada disso é uma surpresa para os pais de meninos e meninas que se acostumaram a suplicar para que seus filhos parem de jogar Legend Online no computador para brincar no quintal ou sair para parques abertos , jogar bola, ir para a praça ou fazer qualquer outra coisa além de passar horas jogando fechados em quartos ou em algum canto da casa .
Entusiasmo ou obsessão?
É um fato que muitos pais se preocupam com os diferentes níveis de entusiasmo/obsessão/vício demonstrados por seus filhos ao jogarem jogos online e offline como mostram muitos posts em redes sociais e em reportagens.
Os pais reclamam que o jogo parece ter se tornado o centro da vida destas crianças, que elas ficam irritadiças quando não estão 'ligadas' no jogo, que se mostram displicentes em relação aos deveres da escola e às tarefas do dia a dia em suas casas. Alguns decidiram proibir completamente o jogo ou limitar fortemente o tempo das partidas.
Um destes pais, ao explicar porque restringiu o acesso de seus dois filhos ao game, simplesmente disse: " Jogos assim como os principais vícios, não tem fim. Por sua vez, a infância de meus filhos não é infinita, e quero que eles a passem aprendendo sobre o mundo real, não sobre um mundo virtual".
Mas, para outros, o jogo não faz mal às crianças – contanto que elas, ao menos, façam algo criativo. Mas passar horas e mais horas assistindo a outras pessoas jogarem representa um nível inédito de obsessão.
Muitos pais relatam preocupação com tempo gasto por filhos com jogo . A equipe da Revista LL'Sporte Brasil traz para você mais detalhes do equilíbrio entre desempenho , qualidade de vida , e atividades físicas para uma melhor infância . leia em nossas matérias dicas de saúde segurança e locais para a pratica de atividades esportivas .Também há centenas de canais dedicados ao Legend Online Alguns deles tornaram-se sensações na internet.Outros são menos adequados para crianças, com vídeos descritos por pais como "úteis, mas cheios de palavrões".
"O YouTube , Dailymotion , e outras prestadoras de serviços disponíveis na internet são á televisão desta geração. É como crianças se entretêm, aprendem e compartilham. Além disso, há muito conteúdo disponível, e grande parte dele é atraente, educacional e útil para crianças".
Ela reconhece que legend Online "definitivamente um jogo com o qual as crianças podem ficar obcecadas, e assistir a partidas no YouTube pode ser parte desta obsessão". Mas acrescenta que não acredita que isto seja um sinal de um problema maior.
"Um fator mais importante é o tempo gasto com isso e os efeitos causados no humor e na saúde da criança"
"É importante que pais ajudem seus filhos a aproveitar os consoles e computadores de forma saudável, conversando com eles sobre como saber a hora de fazer intervalos e estabelecendo regras, recompensando-os quando elas foram cumpridas."
Mas o que torna o Legend Online um jogo com 10 milhões de usuários no mundo ?
O Legend Online é um MMORPG que pode ser jogado diretamente do navegador. O jogo é grátis e traz um estilo mais clássico, com missões para administrar uma cidade inteira, além de três classes de personagens para escolher e uma série de aliados para ajudá-lo contra seus inimigos. O game online totalmente em português.
"Basicamente, terceirizamos os vídeos no YouTube para a comunidade de milhões de pessoas, e elas criaram algo mais criativo que jamais poderíamos fazer por conta própria.
Efeitos no cérebro
Também houve estudos, alguns deles controversos, que analisam os efeitos de videogames no cérebro . Pesquisadores na China fizeram, por exemplo, exames de ressonância magnética no cérebros de 18 universitários que passavam uma média de dez horas por dia jogando um RPG online .
Em comparação com outro grupo que passava menos de duas horas por dia jogando, o primeiro apresentou menos massa cinzenta, a parte do cérebro responsável pelo raciocínio.
E, no início dos anos 1990, cientistas alertaram que, como videogames estimulam as regiões do cérebro que controlam a visão e o movimento, outras partes responsáveis pela emoção e o aprendizado poderiam ficar menos desenvolvidas.
Em termos de pesquisas específicas sobre, um artigo assinado pelos psicólogos Jun Lee e Robert Pasin na revista Quartz sugere que ele pode não ser tão criativo como alguns pais esperam.
"A criatividade é limitada pelas combinações de ferramentas e materiais disponibilizados pelo jogo . Apesar de isso parecer ser uma experiência muito criativa, crianças que estudamos relataram se sentir irritadas e com emoções à flor da pele após partidas.
O jogo, segundo os pesquisadores, é "menos sobre um jogo com infinitas possibilidades e mais sobre trabalhar para cumprir infinitas tarefas ".
E este fenômeno, em que jogadores passam muito tempo jogando a partidas no site, ocorre com outros jogos. Como, por exemplo, meu filho, que nunca foi fã de Legend Online gosta de assistir partidas de Fifa Soccer, às vezes por horas a fio.
Crianças costumam ficar obcecadas com certas coisas. Há uma longa lista de brinquedos e games que se tornaram uma obsessão para elas, apenas para serem descartados sem cerimônia alguns anos depois.
Talvez este acabe sendo também o destino de Legend Online e as crianças voltem a assistir vídeos de animais fofinhos no YouTube como qualquer outra pessoa comum.